21 C
Rio de Janeiro
sábado, outubro 31, 2020
- Publicidade -

Em plena crise alimentar, família produz arroz agroecológico no sertão do CE

- Publicidade -
- Publicidade -
- Advertisement -

A crise agravada pela pandemia covid-19 colocou 44% das famílias rurais brasileiras em situação de insegurança alimentar. O preço de itens que formam a base da alimentação do povo brasileiro, como o arroz, disparou e deixou famílias trabalhadoras ainda mais vulneráveis

Mas, longe da lógica do agronegócio exportador, no Ceará, algumas famílias agricultoras conseguiram plantar e colher o arroz este ano. É o caso de João Felix de Sousa, agricultor e morador da comunidade Riacho do Meio, no município de Choró Limão.

É um produto que já não vou mais comprar no mercado, principalmente hoje no valor que está.

Ele explica que plantou arroz durante vários anos, mas que nunca tinha conseguido colher por conta de dificuldades no plantio, mas este ano conseguiu colher uma de 230 kg.

O agricultor diz não ter interesse em vender o que produziu, e que tudo o que colheu será destinado para o consumo da família. Ele conta que está doando sementes para outros agricultores na tentativa de incentivá-los a plantar o grão.

“Era um produto que a gente não tinha e que a gente consome no dia a dia. Com essa produção faz um complemento na questão da segurança alimentar da família e também uma renda a mais, porque é um produto que já não vou mais comprar no mercado, principalmente hoje no valor que está”.

João explica que para as pessoas que ganham um salário mínimo, ou até menos, tudo tem que ser “programado” e que a elevação do preço faz com que as famílias tenham que repensar e até mesmo retirar algumas opções na alimentação.

“As famílias que vivem no campo que produziram bem, até que não vou sentir muito não, mas essas famílias que não tem uma produção boa e com essa alta no preço e essa baixa da pouca renda que recebe, a gente sente que já há uma preocupação das famílias e da gente, né?”

Fonte: BdF Ceará

Edição: Rodrigo Chagas e Monyse Ravena


- Publicidade -

Veja Também

Últimas Notícias

Andrés Sanchez estará no Arena SBT da próxima segunda-feira

sábado, 31 de outubro de 2020 Andrés Sanchez estará no Arena SBT da próxima segunda-feira No programa Arena SBT da próxima segunda-feira, 02 de novembro, às 11h45 da noite, Benjamin Back e os comentaristas Emerson Sheik, Cicinho, Mauricio Borges,...
- Publicidade -

Boletim Carioca

Assine nossa Newsletter e receba as últimas notícias e ofertas de nossos parceiros em seu email

Réveillon Rio 2021 será pago integralmente pela iniciativa privada

SRCOM foi a única empresa a apresentar proposta, com projeto que cumpre todos os requisitos exigidos pela Riotur, para a virada carioca

Alunos e professores de escolas públicas do Rio poderão ganhar ingressos para eventos

Projeto de lei prevê a doação por parte das empresas que recebem incentivos fiscais

Megaoperação no Complexo da Maré dura mais de 10 horas; mulher grávida é baleada

Moradores do Complexo de favelas da Maré amanheceram nesta terça-feira, 27, com uma megaoperação policial em suas portas. A operação começou por volta das 5h...

Rio de Janeiro inicia censo da população em situação de rua

Com o censo, a Prefeitura espera sensibilizar Justiça, Mninistério Público e Defensoria Pública para, juntos com o Município, desenvolver ações para reinserir essas pessoas no mercado de trabalho.

Shopping Jardim Guadalupe inaugura nova sede do Blindando Vidas

Projeto oferece aulas gratuitas de artes marciais para crianças e jovens em situação de vulnerabilidade desde 2017
- Publicidade -