23.3 C
Rio de Janeiro
sexta-feira, outubro 30, 2020
- Publicidade -

Deputados do Rio votam impeachment do governador Wilson Witzel; acompanhe

- Publicidade -
- Publicidade -
- Advertisement -

Os deputados estaduais iniciaram na tarde desta quarta-feira (23) a sessão de votação do processo de impeachment do governador afastado Wilson Witzel (PSC). A previsão da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) é que a votação dure algumas horas, já que cada um dos 25 partidos representados na Casa terão até uma hora para se pronunciar sobre o processo.

Saiba mais: Acompanhe ao vivo a sessão de votação do impeachment

Afastado do cargo pelo prazo de até 180 dias desde o dia 28 de agosto pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ), Wilson Witzel terá uma hora para fazer sua defesa no Plenário. Havia a expectativa de que o governador afastado pudesse comparecer à Alerj para se pronunciar, mas a assessoria informou que ele falará aos deputados por videoconferência.

Se o relatório, elaborado na Comissão Especial e que recomenda o seguimento do processo, for aprovado por um terço dos deputados (47 votos de 70), será formada uma comissão mista com cinco parlamentares da Alerj e cinco membros do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ). A comissão mista será presidida pelo presidente do TJ-RJ e cabe a ele o “voto de minerva” em caso de empate.

Leia também: Entenda a denúncia e o teor do relatório com as acusações contra Wilson Witzel

Se a comissão mista formada pelo Legislativo e pelo Judiciário fluminense aprovar o impeachment, Witzel então é afastado definitivamente do cargo. Eleito no final de 2018, Witzel terá, então, permanecido pela metade do mandato no cargo. Atualmente, o estado do Rio é governado por Cláudio Castro (PSC). Acompanhe mais informações sobre a sessão no Brasil de Fato.

Fonte: BdF Rio de Janeiro

Edição: Eduardo Miranda e Rodrigo Chagas


- Publicidade -

Veja Também

Últimas Notícias

- Publicidade -

Boletim Carioca

Assine nossa Newsletter e receba as últimas notícias e ofertas de nossos parceiros em seu email

Réveillon Rio 2021 será pago integralmente pela iniciativa privada

SRCOM foi a única empresa a apresentar proposta, com projeto que cumpre todos os requisitos exigidos pela Riotur, para a virada carioca

Alunos e professores de escolas públicas do Rio poderão ganhar ingressos para eventos

Projeto de lei prevê a doação por parte das empresas que recebem incentivos fiscais

Megaoperação no Complexo da Maré dura mais de 10 horas; mulher grávida é baleada

Moradores do Complexo de favelas da Maré amanheceram nesta terça-feira, 27, com uma megaoperação policial em suas portas. A operação começou por volta das 5h...

Rio de Janeiro inicia censo da população em situação de rua

Com o censo, a Prefeitura espera sensibilizar Justiça, Mninistério Público e Defensoria Pública para, juntos com o Município, desenvolver ações para reinserir essas pessoas no mercado de trabalho.

Shopping Jardim Guadalupe inaugura nova sede do Blindando Vidas

Projeto oferece aulas gratuitas de artes marciais para crianças e jovens em situação de vulnerabilidade desde 2017
- Publicidade -