24 C
Rio de Janeiro
sexta-feira, outubro 23, 2020
- Publicidade -

O que explica a variação da taxa de mortalidade da covid-19 na América Latina?

- Publicidade -
- Publicidade -

Depois de quase sete meses do primeiro caso de covid-19, o continente americano é o mais afetado pela pandemia, com cerca de 60% dos casos mundiais, somando mais de 15,2 milhões de infectados, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). Entre os dez países com recorde de casos diários na última semana, seis estão localizados na região (Brasil, México, Peru, Argentina, Estados Unidos), segundo a Universidade Johns Hopkins

Na América Latina, o Brasil continua sendo o epicentro. Desde fevereiro, o país acumula mais de 4,5 milhões de casos e 135 mil mortos. Em números absolutos de casos e óbitos, o país lidera o ranking e é o terceiro a nível mundial.

- Publicidade -

:: Do Programa Mais Médicos à Campanha pelo Prêmio Nobel da Paz aos médicos cubanos::

Analisando a taxa de mortalidade do vírus, que é a relação entre os falecidos e a população, o primeiro da lista é o Peru, com 960 mil mortes a cada milhão de habitantes; seguido da Bolívia com 650 mil mortes a cada milhão e do Chile, com 640 mil óbitos também a cada grupo de milhão de habitantes.

- Publicidade -

Do outro lado dessa balança, o país com menor número de vidas perdidas para a covid-19 é o Uruguai, com 45 perdas; enquanto Cuba possui a menor taxa de mortalidade da região latino-americana, com uma média de nove falecidos a cada grupo de milhão.

No caso do Brasil, a falta de medidas sanitárias adotadas nacionalmente, como a quarentena e o isolamento social, a despistagem massiva, através da realização de provas e a instabilidade do comando do Ministério de Saúde são alguns dos fatores. 

Durante a gestão de Eduardo Pazuello, os óbitos aumentaram dez vezes e o número de casos em 20 vezes. Em quatro meses, a pasta foi militarizada. Além de Pazuello, que foi comandante da Operação Acolhida, na fronteira com a Venezuela, outros 25 militares, sem necessariamente possuir formação específica na área, foram empossados em cargos estratégicos dentro do Ministério.

:: Plasma sanguíneo contra covid tem resultados “alentadores” na Venezuela, diz médico ::

Sem investimentos

A falta de investimento em saúde é outro fator. Apesar de ser um dos únicos países do mundo com um sistema de saúde público, gratuito e universal, somente em 2020, o orçamento da saúde pública diminuiu em 35 milhões de reais por conta da Emenda Constitucional 95, aprovada ainda no governo de Michel Temer.

Segundo o Tribunal de Contas da União (TCU), apenas 29% dos fundos emergenciais aprovados para atender a pandemia foram utilizados.

O governo de Jair Bolsonaro chegou a ser denunciado pela Venezuela na Organização de Nações Unidas (ONU) por negligência no trato da pandemia.

Já o Peru possui apenas 18 mil camas hospitalares e 1600 de cuidados intensivos para atender uma população de quase 32 milhões de pessoas. Uma proporção que reflete o investimento em saúde. Em 2017, somente 3,6% do PIB peruano foi destinado para a área.   

Em total, o país concentra 32,9 mil mortes, mas se aponta um alto nível de subnotificação, já que entre Abril e Agosto desse ano foram registradas 68 mil mortes a mais que nesse mesmo período em 2019. 

:: Vacina para covid: quão perto estamos e quais as chances de ela não conter epidemias :: 

O governo de Martin Vizcarra, no entanto, justifica a alta taxa de mortalidade do vírus com a transparência da gestão.

Exemplo cubano

Por outro lado, Cuba, que assim como o Brasil possui um sistema público de acesso universal, é justamente o alto investimento na biomedicina que fez com que a ilha conseguisse conter a mortalidade do vírus, desenvolvendo um dos medicamentos mais eficazes no tratamento da doença: o Interferón Alfa 2b, que pode diminuir a letalidade até 70% em casos moderados.




Uma brigada médica cubana do contigente Henry Reeve voltou da Guinea Equatorial, na última semana, depois de prestar apoio no combate à pandemia. / Minsap

Cuba também é o único país da América Latina e Caribe a entrar na fase final de testes em humanos de uma vacina contra a covid-19. A expectativa é de que a Soberana 01 deve começar a ser distribuída em janeiro. 

Também as medidas preventivas adotadas logo no início da pandemia, como a quarentena a nível nacional e o acompanhamento diário dos casos fez com que a nação mantenha essa taxa 0,95 de letalidade.

:: Lula e outras personalidades pelo mundo pedem Nobel da Paz para médicos cubanos ::

Uruguai rumo ao retrocesso

Enquanto o Uruguai, que registra o menor número absoluto de mortes, é um país pequeno, com apenas 3,7 milhões habitantes –  população equivalente ao estado de Alagoas –  tem um dos sistemas de saúde mais consistentes da região, segundo especialistas.

Apesar dessa fortaleza, o governo de Luis Lacalle Pou, que assumiu a presidência em março, busca justamente diminuir a estrutura pública do Uruguai.




Na última quinta-feira, 17, a central sindical PIT-CNT organizou uma paralisação nacional contra o recortes no orçamento público / Reprodução

Apenas um mês depois de assumir a presidência, em abril, Lacalle Pou enviou a Lei de Urgente Consideração ao Congresso, que foi aprovada em julho, por uma pequena vantagem no Senado, 18 votos de um total de 30. 

A LUC é um pacote legislativo que altera cerca de 500 artigos da constituição e afeta vários setores públicos, como educação, previdência e, é claro, a saúde. 

O partido Frente Ampla, que governou o país de 2005 até março deste ano, classificou o projeto como uma restauração conservadora. 

O movimento sindical também rechaçou a proposta. no último dia 10 de setembro, a central PIT-CNT iniciou uma campanha por um referendo para revogar a lei e realizaram uma paralisação nacional na última quinta-feira.

Edição: Douglas Matos


Boletim Carioca

Assine nossa Newsletter e receba as últimas notícias e ofertas de nossos parceiros em seu email

Veja Também

Últimas Notícias

Horóscopo do dia 24 de outubro de 2020

Confira a previsão do horóscopo do dia 24 de outubro de 2020 e fique por dentro de tudo o que o seu signo lhe reserva para o amor, dinheiro e saúde.

Justiça argentina retira agravante de travesticídio no caso da ativista Diana Sacayán

No mesmo mês que se completa cinco anos do assassinato da militante travesti Diana Sacayán,...

Cartolouco pede Luiza Ambiel oficialmente em namoro no palco do Hora do Faro; “Eu tenho idade para te fazer feliz”

Após encarar as perguntas difíceis de Sabrina Sato, Victor Sarro, Leo Dias e Fabíola Gadelha, passar pela “máquina da...

Silvio Luiz e César Filho se enfrentam no ‘Jogo das 3 Pistas’ do ‘Programa Silvio Santos’

Neste domingo, 25 de outubro, o "Programa Silvio Santos" traz o locutor Silvio Luiz e o jornalista César Filho no 'Jogo das 3 Pistas'. Os convidados...

Triturando comemora aniversário de Chris Flores neste sábado

O programa Triturando que vai ao ar neste sábado, 24 de outubro, às 18h50, faz uma surpresa e comemora...

The Noite recebe o cantor Landau, a atriz Gabi Roncatti e o lutador Arturo Ruas nesta sexta

O programa desta sexta-feira, 23 de outubro, recebe a atriz Gabi Roncatti e o cantor Landau. Os convidados conversam com Danilo Gentili sobre seu projeto "Rock...

Trigo transgénico na Argentina: ¿qué tiene que ver con nuestro pan y circo?

La semana pasada, mientras celebrabamos el Día de los Profesores no Brasil, Argentina aprobó una...

SP: petista passa candidato do Novo e se torna maior arrecadadora em vaquinha virtual

Na quarta-feira (22, Vivi Mendes (PT), de 23 anos, se tornou a...
- Publicidade -