26.5 C
Rio de Janeiro
quinta-feira, outubro 22, 2020
- Publicidade -

EUA: partido socialista denuncia prisão de membros após protestos antirracistas

- Publicidade -
- Publicidade -

Quatro membros do Partido pelo Socialismo e Libertação (PSL) foram presos na última quinta-feira (17), em Denver, capital do Colorado, nos EUA. Russel Ruch, Lilian House, Joel Northam e Eliza Lucero estiveram na vanguarda dos massivos protestos antirracistas que eclodiram no país após o assassinato violento de George Floyd, vítima da violência policial.

O partido soltou uma declaração na qual afirma que três dos militantes foram presos em suas casas, enquanto um deles, Ruch, foi detido no estacionamento de uma loja. Uma das militantes, Lilian House, teve sua casa cercada por cinco carros da polícia. 

- Publicidade -

A organização política denuncia ainda que seus integrantes detidos receberam, de surpresa, várias acusações de crimes, inclusive o suposto sequestro de 18 policiais e organização de tumultos, todos com prisão preventiva.

Para o partido, as prisões e as acusações contra os quatro militantes é uma tentativa de criminalizar o movimento antirracista no país, que desafiou a impunidade dos agentes que se acostumaram a assassinar pessoas negras, latinas, indígenas e da classe trabalhadora, sem serem punidos.

- Publicidade -

:: “I can’t breathe”: o grito negro por justiça que queima nos EUA e ecoa pelo mundo ::

Em Denver, capital do Colorado, o partido socialista e outras organizações antirracistas têm se organizado para exigir justiça no caso de Elijah McClain, de 23 anos, assassinado por policiais do Departamento Policial de Aurora (cidade próxima a Denver), agosto de 2019. Ele foi detido pelos policiais enquanto caminhava e foi estrangulado até a morte por “parecer suspeito”. Até hoje, nenhum oficial foi preso ou punido pelo assassinato de McClain.

Em uma live realizada nessa quinta (17), o integrante do PSL, Eugene Puryear, comentou a prisão de seus companheiros de partido.

“Enquanto estamos aqui sentados falando de militantes que estão defendendo a justiça e sendo presos, com acusações que criminalizam os protestos, os três oficiais que assassinaram Elijah McClain ainda estão livres”, disse Puryear.

A candidata presidencial do partido, Gloria La Riva, também participou da transmissão online e afirmou que a prisão dos militantes busca intimidar os militantes antirracistas de todo o país.

“Esta é uma prática comum nos Departamentos de Polícia… eles têm a intenção de intimidar não apenas nossos membros que foram presos, mas o movimento nacional que se levantou na luta mais permanente já vista neste país”.

O partido promete combater as acusações e exigir a liberdade dos militantes a partir de uma campanha massiva. Para tanto, convoca uma manifestação para o próximo sábado (19), em frente à sede do governo estadual do Colorado.

:: Acompanhe a cobertura completa das Eleições Presidenciais dos EUA em 2020 ::

*Com informações do Peoples Dispatch.

Edição: Luiza Mançano


Boletim Carioca

Assine nossa Newsletter e receba as últimas notícias e ofertas de nossos parceiros em seu email

Veja Também

Últimas Notícias

Excluídos da audiência de conciliação, atingidos ocupam a sede da Vale em Brumadinho

Na tarde desta quinta-feira (21, acontece uma audiência sobre os danos causado...

Dossiê ID: O Mundo Exótico do Rei dos Tigres

A história de Joe Exotic e do G.W. Zoo deixou o mundo estarrecido com a disputa por poder e...

Destacando recordes históricos, Turner começa campanha ao Caboré

Em um ano difícil para diversos segmentos da economia, a Turner prova que se reinventou como empresa de mídia,...

Com Daniel Radcliffe, “Fuga de Pretória” estreia amanhã (23) na TNT

A TNT apresenta nesta sexta, dia 23 de outubro, às 22h30, o filme Fuga de Pretória, o mais novo longa com...

Notícias Impressionantes mostra se vídeo de fuga policial que bombou na internet é verdade ou falso neste domingo

O Notícias Impressionantes do próximo domingo, 25 de outubro, exibe o quadro "Deu a Louca no Mundo", que explora o Brasil, gigante pelas suas...

“Bar Aberto” novo reality da Band comandado por Marina Person e Márcio Silva vai procurar o melhor bartender amador do Brasil

Apresentado por Marina Person e o premiado bartender Márcio Silva, o reality acompanhará durante dois meses 10 participantes apaixonados por bons drinks.

D.A Gastronomia oferece menu especial para Halloween

A marca apresenta um kit completo cheio de criativas gostosuras temáticas, que prometem fazer desta data, uma reunião memorável.

Rússia concede direitos de residência permanente a Edward Snowden

A Rússia concedeu direitos de residência permanente ao norte-americano Edward Snowden, informou seu advogado nesta quinta-feira, um passo para...

A 13ª edição do Festival da Canção Aliança Francesa 2020 chega à semifinal de forma virtual

Os onze candidatos selecionados no Rio de Janeiro se apresentam em evento ao vivo, dia 28 de outubro, às 19h, transmitido diretamente do auditório da Aliança Francesa Tijuca, adaptado às medidas de segurança sanitária.
- Publicidade -