26.3 C
Rio de Janeiro
quarta-feira, outubro 21, 2020
- Publicidade -

Doria sobrevoa região com focos de incêndio na Serra da Mantiqueira

- Publicidade -
- Publicidade -

O governador de São Paulo, João Doria, sobrevoou na tarde de hoje (10) a Serra da Mantiqueira, na região de São João da Boa Vista, onde estão ocorrendo diversos focos de incêndios ambientais. Segundo o governador, a expectativa é que, com a intensificação dos trabalhos de contenção, o incêndio seja controlado até esta sexta-feira (11).

“Hoje, temos aqui 50 policiais militares bombeiros e, a partir de amanhã, vamos dobrar. Teremos 100 bombeiros atuando, com objetivo de cessar completamente os focos de incêndio. Também autorizei mais sete viaturas e mais um helicóptero Águia a partir de amanhã”, informou o governador.

- Publicidade -

Ele disse que sobrevoou toda a área e verificou que uma grande área foi carbonizada  e que ainda há pequenos focos na região. “O objetivo é que, com esse esforço redobrado, amanhã, até o fim do dia, possamos exterminar, quiçá completamente e, com isso, eliminar o risco de afetar a lavoura, o meio ambiente e colocar em risco as pessoas e propriedades da região.”

O fogo começou no fim de semana e queimou áreas nos municípios de Águas do Prata, Vargem Grande do Sul e São João da Boa Vista. Para tentar controlar o incêndio, a Defesa Civil do Estado de São Paulo e o Corpo de Bombeiros instalaram uma base operacional no aeroporto de São João da Boa Vista. 

- Publicidade -

Segundo o governo paulista, quatro aeronaves fizeram ações de combate ao incêndio durante esta semana. Foram dois helicópteros Águia e dois aviões agrícolas disponibilizados pela iniciativa privada.

Operação Estiagem

Desde junho, o governo paulista realiza a Operação Estiagem 2020, que tem duração prevista até o dia 30 deste mês. A operação visa combater incêndios, que são intensificados nesta época do ano pela falta de chuvas, baixa umidade relativa do ar e altas temperaturas.

As pessoas que observarem queimadas em sua região devem comunicar essas ocorrências pelos telefones 193 do Corpo de Bombeiros e 199 da Defesa Civil dos municípios.

Crise hídrica

Perguntado sobre a falta de chuvas no estado que, além de intensificar incêndios, poderia gerar desabastecimento, Doria descartou a possibilidade de nova crise hídrica em São Paulo neste momento.

“Não há risco de crise hídrica em São Paulo, em nenhuma região do estado”, disse o governador. Doria lembrou a integração das bacias feita em meio à grave crise hídrica de 2014 e afirmou que isso ajudou a garantir um suprimento adicional de água para todo o estado. “Mas isso não nos desobriga de consumir a água com muita consciência”, ressaltou.

Boletim Carioca

Assine nossa Newsletter e receba as últimas notícias e ofertas de nossos parceiros em seu email

Veja Também

Últimas Notícias

De Olho no Voto, na TV Cultura, fala sobre saúde com foco nas eleições municipais

Com apresentação de Rodrigo Piscitelli, o De Olho no Voto desta sexta-feira (23/10), a partir das 20h40, irá abordar os desafios dos municípios na área...

Claro está com sinal aberto do Cinemax para a estreia de grandes sucessos do cinema

Grandes sucessos do cinema estão chegando à programação do Cinemax e clientes Claro podem aproveitar o sinal aberto do...

Daniel e Paula Fernandes estão no Máquina da Fama deste sábado

quarta-feira, 21 de outubro de 2020 Daniel e Paula Fernandes estão no Máquina da Fama deste sábado Patricia Abravanel recebe no...

Com Ryan Gosling, filme Blade Runner 2049 estreia no FX Brasil

O último domingo de outubro (25/10) tem gostinho de novidade no FX Brasil, pois o canal exibe pela primeira...

The Third Day e outras histórias de suspense e terror na HBO

THE THIRD DAY é uma das mais recentes histórias de suspense na tela da HBO. Este thriller psicológico protagonizado por Jude...

O Mundo da Hello Kitty está disponível no Amazon Prime Vídeo

A partir de outubro, as duas temporadas de O Mundo da Hello Kitty, originada pela Sanrio Brasil, ganham espaço no...

Horóscopo do dia 22 de outubro de 2020

Confira a previsão do horóscopo do dia 21 de outubro de 2020 e fique por dentro de tudo o que o seu signo lhe reserva para o amor, dinheiro e saúde.Confira a previsão do horóscopo do dia 21 de outubro de 2020 e fique por dentro de tudo o que o seu signo lhe reserva para o amor, dinheiro e saúde.
- Publicidade -