22 C
Rio de Janeiro
domingo, outubro 25, 2020
- Publicidade -

Escritório é inaugurado na PB para ressocialização de egressos do sistema prisional

- Publicidade -
- Publicidade -

O Escritório Social, um dos principais equipamentos de apoio à ressocialização de egressos do sistema prisional no país, teve uma unidade inaugurada na em João Pessoa (PB), na última sexta-feira (28).




Reprodução / Foto: www.tjpb.jus.br

- Publicidade -

O órgão reúne, em um mesmo local, atendimentos e serviços para dar suporte àqueles que estão em monitoramento e aos que já saíram do sistema prisional. Serviços como encaminhamento profissional, atendimento psicossocial, assistência jurídica, saúde, qualificação e regularização de documentação civil são disponibilizados para resgatar a cidadania e vencer as barreiras no retorno à sociedade. 

Carlos Vieira Von Adamek, secretário-geral do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), destacou que “quando o Escritório Social funciona dentro das expectativas diminuem os índices de reincidências criminais. Isso podemos constatar em outros estados que já têm o Escritório. A partir de agora, em um único local, estarão disponíveis vários serviços sociais voltados às pessoas que saem dos presídios e penitenciárias da Paraíba, como cursos profissionalizantes e a dotação de um pacote de documentos para o exercício pleno da cidadania”.

- Publicidade -

A iniciativa integra um dos eixos do Programa Justiça Presente do CNJ, e nasceu de uma parceria entre o Poder Judiciário estadual e o Governo da Paraíba, o Conselho Nacional de Justiça, o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) e o Departamento Penitenciário Nacional (Depem). 

Márcio Murilo, presidente do TJPB, disse que o Poder Judiciário precisa, também, ter um olhar social e não se limitar a julgar processos: “As chamadas varas sociais, exemplo das de Família, Execução Penal e Violência Doméstica são unidades judiciárias que ensejam a necessidade de termos um Judiciário proativo, que traga resultados práticos. O Escritório Social é justamente isso, uma união de várias instituições, com trabalho conjunto, visando alcançar a ressocialização dos egressos”, comentou ele.

Fonte: BdF Paraíba

Edição: Cida Alves


Boletim Carioca

Assine nossa Newsletter e receba as últimas notícias e ofertas de nossos parceiros em seu email

Veja Também

Últimas Notícias

Horóscopo do dia 25 de outubro de 2020

Confira a previsão do horóscopo do dia 25 de outubro de 2020 e fique por dentro de tudo o que o seu signo lhe reserva para o amor, dinheiro e saúde.

Mais de 2 milhões de pessoas vivem sob ameaça de milícias no RJ, diz deputada

Ao longo de 2020, uma violência contra a juventude negra, sindicalistas, indígenas...
- Publicidade -