26 C
Rio de Janeiro
quinta-feira, outubro 29, 2020
- Publicidade -

Comerciantes pressionam para fechar centro que oferece assistência psicossocial no DF

- Publicidade -
- Publicidade -
- Advertisement -

O Centro de Atenção Psicossocial em Brasília, conhecido como CAPS Candango, está localizado no Setor Comercial Sul, um local movimentado e com muitas lojas, clínicas e empresas no DF. O centro atende há nove anos, pessoas que têm alguma necessidade decorrente do uso de álcool e drogas, principalmente, moradores em situação de rua, que somam quase 42% dos atendimentos.

O espaço sempre sofreu ameaças de fechamento que, agora, se intensificaram com a pandemia. O motivo é a pressão dos comerciantes locais que alegam o incômodo com os pacientes do centro, fato que reforça a estigmatização dessa população que tanto precisa de políticas que garantam seus direitos e dignidade. Defensores do serviço estão se mobilizando para que o espaço continue atendendo e atuando. Como explica Geucilene Vieira, assistente social que está na luta contra a remoção do CAPS.

“Aqui é um território central, público, sempre foi habitado por essa população. Nós entendemos que o serviço está no lugar certo, atendendo a população certa e é direcionado.Todo esse movimento é uma questão política de ocupação de território”, afirma.

Segundo os comerciantes, a presença das pessoas naquele espaço afastam os fregueses das lojas .Essa pressão dos lojistas locais expõem um cenário que precariza a vida dessas pessoas atendidas pelo centro de saúde mental, e revela os interesses mercadológicos por trás dessa movimentação.

A Secretaria de Saúde do DF, garantiu que não pretende fechar o CAPS no Setor Comercial Sul. Já os comerciantes locais, quando procurados pela equipe de reportagem, preferiram não dar entrevista.

Edição: Rodrigo Durão Coelho


- Publicidade -

Veja Também

Últimas Notícias

Filmes na Record TV de 31/10 a 01 de novembro de 2020

Cine AventuraSábado, dia 31/10 – 15h“O Tigre e o Dragão”  HD com audiodescriçãoTítulo Original: Crouching Tiger, Hidden DragonElenco: Yun-Fat Chow, Michelle Yeoh, Ziyi Zhang, Chen Chang, Pei-Pei Chang, Sihung Lung, Li Li, Fazeng...
- Publicidade -

Boletim Carioca

Assine nossa Newsletter e receba as últimas notícias e ofertas de nossos parceiros em seu email

Réveillon Rio 2021 será pago integralmente pela iniciativa privada

SRCOM foi a única empresa a apresentar proposta, com projeto que cumpre todos os requisitos exigidos pela Riotur, para a virada carioca

Alunos e professores de escolas públicas do Rio poderão ganhar ingressos para eventos

Projeto de lei prevê a doação por parte das empresas que recebem incentivos fiscais

Megaoperação no Complexo da Maré dura mais de 10 horas; mulher grávida é baleada

Moradores do Complexo de favelas da Maré amanheceram nesta terça-feira, 27, com uma megaoperação policial em suas portas. A operação começou por volta das 5h...

Rio de Janeiro inicia censo da população em situação de rua

Com o censo, a Prefeitura espera sensibilizar Justiça, Mninistério Público e Defensoria Pública para, juntos com o Município, desenvolver ações para reinserir essas pessoas no mercado de trabalho.

Shopping Jardim Guadalupe inaugura nova sede do Blindando Vidas

Projeto oferece aulas gratuitas de artes marciais para crianças e jovens em situação de vulnerabilidade desde 2017
- Publicidade -