25 C
Rio de Janeiro
segunda-feira, outubro 19, 2020
- Publicidade -

30 anos da vala de Perus: livro resgata história de cemitério clandestino da ditadura

- Publicidade -
- Publicidade -

O Instituto Vladimir Herzog (IVH) lança nesta terça-feira (1º) o livro “Vala de Perus: uma biografia”, que marca os 30 anos da descoberta de mil ossadas de pessoas mortas e desaparecidas durante a ditadura militar na vala clandestina construída na década de 1970 no Cemitério Dom Bosco, na zona Norte de São Paulo (SP). 

“Após três décadas da abertura da vala, que foi um marco fundamental para todos que lutam por Memória, Verdade e Justiça, vivemos infelizmente um momento em que o presidente do nosso país elogia torturadores publicamente e não hesita em fazer apologia ao terror ditatorial. Neste contexto, este livro existe para que as pessoas saibam o regime de morte e terror que foi a ditadura brasileira”, afirma o diretor executivo do IVH, Rogério Sottili.

- Publicidade -

No projeto, em parceira com a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania da Prefeitura da Cidade de São Paulo (SMDHC) e por meio de emenda parlamentar da vereadora do município de São Paulo Juliana Cardoso, o jornalista Camilo Vannuchi resgata a história da vala, em oito capítulos.

Neste 1º de setembro, a live contará com a presença de Rogério Sottili, protagonistas da luta por Memória, Verdade e Justiça, como a procuradora regional da República Eugênia Gonzaga, assim como as vítimas da repressão e militantes da causa Suzana Lisboa e Amelinha Teles, além de representantes do Centro de Antropologia e Arqueologia Forense (CAAF), da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e da SMDHC.

- Publicidade -

Além do debate, serão exibidos depoimentos do ex-administrador do Cemitério Dom Bosco, Toninho Eustáquio, do jornalista Caco Barcellos e da deputada federal Luiza Erundina (PSOL/SP), responsável pela abertura da da vala de Perus durante seu mandato como prefeita de São Paulo. A live ocorrerá das 18h às 20h e será transmitida por meio do Youtube do IVH.

Edição: Leandro Melito


Boletim Carioca

Assine nossa Newsletter e receba as últimas notícias e ofertas de nossos parceiros em seu email

Veja Também

Últimas Notícias

Vasco da Gama: Ricardo Sá Pinto comanda primeiro treino em São Januário

Outra novidade no treinamento cruzmaltino em São Januário foi a presença do meio-campista Leonardo Gil.

HBO divulga trailer da segunda temporada de ‘His Dark Materials’ que estreia em novembro

A HBO apresenta o trailer da segunda temporada de HIS DARK MATERIALS, que estreia no dia 6 de novembro na HBO e na HBO GO e acompanha a...

TV Cultura leva ao ar o especial Poesia na Quarentena

Sem palcos e plateia, a produção artística teve que se reinventar na pandemia. O especial Poesia na Quarentena vem para relatar o...

“Papo de Segunda” recebe virtualmente a atleta Carol Solberg e o ator Raphael Logam

Fábio Porchat e seus companheiros Emicida, João Vicente e Chico Bosco recebem a atleta Carol Solberg e o ator...

Viola Davis é a estrela do evento Cidadão Global 2020

Nas duas primeiras edições, em 2017 e 2019, o premiado evento Cidadão Global, idealizado por Santander Brasil e Valor Econômico, iniciou uma série...

Polícia Civil prende acusado de estupro na Universidade Federal Rural

As investigações iniciaram após o registro da ocorrência. A equipe da 48ª DP realizou diligências para identificar e encontrar o suspeito.

O TEMPO E A TEMPERATURA: Sul do país tem previsão de chuvas fracas

Nesta terça-feira (20), apesar do avanço de uma frente fria, não há previsão de grandes volumes de chuva na...

O TEMPO E A TEMPERATURA: Centro-Oeste terá tempo instável em grande parte da região, nesta terça (20)

Nesta terça-feira (20), a previsão do tempo para o Centro-Oeste do país é de tempo instável em grande parte...

Alerj vota veto a projeto sobre venda de armas a agentes da Segurança Pública

A inclusão na pauta foi uma resposta do presidente, André Ceciliano (PT), ao pedido feito pelo deputado Bruno Dauaire (PSC) na sessão plenária da última terça-feira (13). Este será o único veto a ser analisado pelos parlamentares na semana.

Morre no Rio, aos 104 anos, o policial mais antigo da Polícia Militar

Morreu em Petrópolis, região serrana do Rio de Janeiro, neste domingo (18), aos 104 anos, o tenente-coronel João Freire Jucá Sobrinho, da Polícia Militar do antigo estado da Guanabara, quando o Rio ainda era capital da República. Ele era o policial mais antigo da instituição.

Quadras das escolas de samba do Rio de Janeiro podem voltar a funcionar esta semana.

Após conseguir a liberação das rodas de samba junto à Prefeitura, o vereador Felipe Michel, ex-secretário de Eventos, intercedeu pelas escolas de samba, que estarão liberadas para funcionar já esta semana. O decreto deve ser publicado no Diário Oficial desta terça-feira, 20.
- Publicidade -