19.7 C
Rio de Janeiro
sábado, outubro 31, 2020
- Publicidade -

Brasil tem quase 120 mil mortes por covid e confirma estabilidade em patamares altos

- Publicidade -
- Publicidade -
- Advertisement -

Segundo dados divulgados pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) nesta sexta-feira (28), o total de mortes pela covid-19 no Brasil chegou a 119.571. Desde a quinta-feira (27), foram confirmados 922 novos óbitos. Dados ainda não consolidados da semana indicam que a média diária de casos fatais deve continuar superior a 900. Análise da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) mostra que a pandemia mantém um padrão de estabilidade em um número muito alto de infectados e mortos a cada sete dias.

Dia Nacional de Combate ao Fumo adentra a luta contra Covid-19

De acordo com o Conass, os casos confirmados da doença estão em 3.812.605. Na sexta (28), o país voltou a identificar mais de 50 mil casos em 24 horas. Desde o dia anterior foram registrados 51.214 pacientes que deram positivo para a doença. O coronavírus já está presente em quase 100% dos municípios brasileiro e 15 estados mais o Distrito Federal têm mais de 100 mil contaminados.

Relembre: Brasil tem quase 1,5 milhão de casos de covid; mais pobres correm o dobro de risco

Os números reforçam a tendência de registro de cerca de 40 mil infectados em média por dia ao longo da semana. Houve queda em algumas datas, mas o resultado não fica abaixo de 35 mil há mais de dois meses. O Boletim Observatório Fiocruz Covid-19, que observa tendências a partir de números relativos ao total de duas semanas, notou flutuação forte dos resultados entre os estados até o dia 22 de agosto.

Vítimas da flexibilização: relatos de quem contraiu covid na volta ao trabalho em SP

Alguns registraram tendência de queda no número de casos, como Rio Grande do Norte, Ceará e Sergipe. Nesses dois últimos houve diminuição de óbitos também. No entanto, há  propensão de aumento no número de casos em locais como Distrito Federal, que já tem mais de 150 mil contaminados e Rio de Janeiro, em que o número é superior a 216 mil.

Periferias do DF têm a menor taxa de isolamento da capital durante a pandemia

Os registros do boletim Infogripe da Fiocruz sobre a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), uma das principais complicações da covid-19, apontam taxas de incidência ainda bastante altas nos estados e regiões. Em Rondônia, Alagoas, São Paulo, Mato Grosso do Sul e no Distrito Federalo índice está acima de 10 casos por 100 mil habitantes. Amapá, Rondônia, Tocantins, Paraíba e Alagoas apresentaram crescimento do número de casos de SRAG.

O que é o novo coronavírus?

Trata-se de uma extensa família de vírus causadores de doenças tanto em animais como em humanos. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), em humanos os vários tipos de vírus podem provocar infecções respiratórias que vão de resfriados comuns, como a síndrome respiratório do Oriente Médio (MERS), a crises mais graves, como a Síndrome Respiratória Aguda severa (SRAS). O coronavírus descoberto mais recentemente causa a doença covid-19.

Como ajudar quem precisa?

A campanha “Vamos precisar de todo mundo” é uma ação de solidariedade articulada pela Frente Brasil Popular e pela Frente Povo Sem Medo. A plataforma foi criada para ajudar pessoas impactadas pela pandemia da covid-19. De acordo com os organizadores, o objetivo é dar visibilidade e fortalecer as iniciativas populares de cooperação.

Edição: Rodrigo Durão Coelho


- Publicidade -

Veja Também

Últimas Notícias

- Publicidade -

Boletim Carioca

Assine nossa Newsletter e receba as últimas notícias e ofertas de nossos parceiros em seu email

Réveillon Rio 2021 será pago integralmente pela iniciativa privada

SRCOM foi a única empresa a apresentar proposta, com projeto que cumpre todos os requisitos exigidos pela Riotur, para a virada carioca

Alunos e professores de escolas públicas do Rio poderão ganhar ingressos para eventos

Projeto de lei prevê a doação por parte das empresas que recebem incentivos fiscais

Megaoperação no Complexo da Maré dura mais de 10 horas; mulher grávida é baleada

Moradores do Complexo de favelas da Maré amanheceram nesta terça-feira, 27, com uma megaoperação policial em suas portas. A operação começou por volta das 5h...

Rio de Janeiro inicia censo da população em situação de rua

Com o censo, a Prefeitura espera sensibilizar Justiça, Mninistério Público e Defensoria Pública para, juntos com o Município, desenvolver ações para reinserir essas pessoas no mercado de trabalho.

Shopping Jardim Guadalupe inaugura nova sede do Blindando Vidas

Projeto oferece aulas gratuitas de artes marciais para crianças e jovens em situação de vulnerabilidade desde 2017
- Publicidade -