28.4 C
Rio de Janeiro
sábado, setembro 19, 2020
- Publicidade -

Ministério da Saúde lança campanha de doação de sangue 2020

- Publicidade -
- Publicidade -

O Ministério da Saúde lançou hoje (12) a Campanha Nacional de Doação de Sangue 2020. Com a medida, a pasta pretende manter as doações durante o período da pandemia do novo coronavírus, estabelecendo medidas de distanciamento social e de higiene nos hemocentros de todo o país. 

O ministério reforça que a doação é necessária para manter os estoques de sangue para atendimentos de emergência, cirurgias de grande porte e tratamento de pessoas com doenças crônicas. De acordo com os dados apresentados, 2020 é o 4° ano de queda no número de doações.

Para doar, é preciso ter entre 16 e 69 anos, não ter ingerido ingerir álcool nas últimas 12 horas, pesar no mínimo 50 kg e estar em boas condições de saúde. 

>

Segundo Rodolfo Duarte, coordenador de Sangue e Hemoderivados do Ministério da Saúde, todas as medidas estão sendo tomadas para evitar a contaminação pela covid-19 nos locais de coleta. 

- Publicidade -

“Agradeço a toda população brasileira que ajudou ao longo desses anos e peço a colaboração para que continue comparecendo ao hemocentro porque é seguro. Nós garantimos a segurança com todas as medidas que estão sendo tomadas em todos os estados para receber vocês em segurança e para que vocês tragam essa segurança para aquelas pessoas que precisam dentro dos hospitais e nos ambulatórios de tratamento”. disse. 

De acordo com a pasta, em 2019, houve queda de 2,5% no número de bolsas de sangue coletadas em todo o país. Em 2018, foram registradas 3.290.867 frequências de coletas. No ano passado, foram 3.271.824 coletas.  

Pela análise de perfil, 60% dos doadores são homens e 40% são mulheres. 63% dos doadores são maiores de 29 anos 

De acordo com o ministério, 1,6% da população brasileira (16 a cada mil habitantes) doa sangue. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que 1% da população seja doadora. 

A campanha, que também foi lançada em comemoração Dia Mundial do Doador de Sangue, comemorado em 14 de junho, será veiculada a partir de hoje no rádio, na televisão e na internet.

Atualização de casos

Segundo o boletim epidemiológico de hoje, o número de casos confirmados de covid-19 subiu para 828.810. Há, atualmente, 421.919 casos em acompanhamento. O boletim informa também que nas últimas 24 horas foram registrados 909 óbitos relacionados à covid-19. O número total de óbitos ficou em 41.828.

Profissionais de saúde

Segundo a secretária de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, Mayra Pinheiro, o governo passará a divulgar os números de adoecimentos de profissionais de saúde. Há uma plataforma específica para consulta dos dados, que passa a fazer parte da página de dados do novo coronavírus mantida pelo Ministério da Saúde.

Veja na íntegra:

* Matéria em atualização para cadastro de novas informações, conforme disponibilizadas na coletiva.

Boletim Carioca

Assine nossa Newsletter e receba as últimas notícias e ofertas de nossos parceiros em seu email

Veja Também

>

Últimas Notícias

Lamsa recorre ao STJ para manter operação da Linha Amarela

A Lamsa apresentou recurso hoje ao STJ. A concessionária diz confiar na Justiça para manter o seu contrato de concessão

Governo do Rio prorroga restrições até 6 de outubro devido à pandemia

O governador em exercício Cláudio Castro prorrogou até o dia 6 de outubro algumas medidas restritivas de prevenção e...

Lei reconhece atividade religiosa como essencial em períodos de crise

A atividade religiosa passa a ser considerada essencial em períodos de crises ocasionadas por doenças contagiosas ou...

Sebrae Rio e Sistema Fecomércio RJ programam ações gratuitas para estimular o aquecimento do comércio no Dia das Crianças

Atividades foram planejadas para fortalecer os pequenos negócios para os novos hábitos de consumo

Gastronomia e turismo em pauta no Delícias do Brasil

Edição virtual do projeto reúne grandes chefs de todas as regiões do Brasil para promover a cultura gastronômica do país.

Kygo lança remix de “Hot Stuff”, de Donna Summer

O grande astro internacional, produtor e DJ, Kyrre Gørvell-Dahll – também conhecido como Kygo lançou um novo remix da canção da Donna Summer, “Hot Stuff”

Lamsa recorre ao STJ para manter operação da Linha Amarela

A Lamsa apresentou recurso hoje ao STJ. A concessionária diz confiar na Justiça para manter o seu contrato de concessão

Governo do Rio prorroga restrições até 6 de outubro devido à pandemia

O governador em exercício Cláudio Castro prorrogou até o...

Prefeitura do Rio realiza pré-matrícula de cerca de 6.000 novos alunos

Um novo período de pré-matrícula foi aberto, excepcionalmente neste ano, para atender aos novos alunos e estudantes transferidos de outras redes que desejassem ingressar na rede pública municipal.

Antonia Morais lança segundo álbum “Luzia 20.20”

O segundo disco de Antonia Morais, “Luzia 20.20”, nasceu no meio da natureza, quase psicodélico em poesia intricada, amadureceu em território plenamente brasileiro e ganha vida própria e adulta

Muros externos do Porto do Rio de Janeiro ganham novas cores com pinturas de 18 artistas

Projeto de arte urbana, que contempla o trecho da Av. Rodrigues Alves entre os armazéns 10 e 18, tem viés social nas comunidades do entorno
- Publicidade -